A Associação Brasileira para o Desenvolvimento de Atividades Nucleares (Abdan) e a Diamante Energia estão organizando uma missão ao complexo termelétrico Jorge Lacerda, desta última, em Santa Catarina. A MPE Engenharia estará presente
O Brasil produziu 4,48 MMboe/d (milhões de barris de petróleo equivalente por dia) em julho, de acordo com a ANP. O número superou o recorde anterior estabelecido em junho, com 4,32 MMboe/d. A produção de petróleo foi de 3,51 MMb/d, um aumento de 4,3% em relação ao mês anterior e de 18,6% em relação a julho de 2022. A produção de gás natural em julho foi de 154 milhões de m³/d (milhões de metros cúbicos por dia), aumentando 1,2% na comparação mensual e 13,6% na comparação anual.
A Associação Brasileira para o Desenvolvimento de Atividades Nucleares (Abdan) e a Diamante Energia estão organizando uma missão ao complexo termelétrico Jorge Lacerda, em Santa Catarina. A iniciativa focada na descarbonização ajudará a aprofundar o conhecimento sobre tecnologias sustentáveis e promoverá a troca de experiências com foco em pequenos reatores modulares (SMRs), informou a Abdan em comunicado. A missão incluirá empresas como Andrade Gutierrez, OEC Engenharia, MPE Engenharia, Tractebel, Engie, EDF Brasil, Holtec, Westinghouse, Atech e Rosatom.
A Statkraft Energias Renováveis (SKER) assinou acordo com a EDP Renováveis para aquisição de dois parques eólicos no estado do Rio Grande do Norte. Juntas, as fazendas Jerusalém e Boqueirão consistem em 62 turbinas e têm 260 MW de capacidade instalada, informou a SKER em comunicado. A SKER controla 19 ativos de geração renovável no Brasil com cerca de 450 MW de capacidade instalada, e possui mais de 600 MW de energia eólica em construção no estado da Bahia.
A Petrobras disse que assinou memorandos de entendimento com o China Development Bank e o Bank of China. Os MOUs de cinco anos analisarão oportunidades de investimento e cooperação nas áreas de descarbonização e finanças verdes, financiando a cadeia de fornecimento da Petrobras, bem como facilitando e aumentando as operações comerciais e financeiras entre a petrolífera nacional e as empresas chinesas.
A BorgWarner informou que pretende ampliar a montagem de sistemas de baterias em sua fábrica em Piracicaba, no interior de São Paulo. A fábrica monta sistemas de gerenciamento de baterias, módulos de conexão de baterias, além de unidades de carregamento e controle. A empresa acredita que a produção local de baterias para veículos elétricos pode contribuir diretamente para a expansão da eletromobilidade no Brasil.
A CPFL Energia está desenvolvendo um projeto em parceria com o CPQD e a BYD para criar produtos de armazenamento de energia a partir de baterias usadas. “É possível que uma bateria tenha uma vida útil maior, entre cinco e 10 anos… para diferentes usos, como armazenamento de energia gerada por sistemas solares fotovoltaicos e outras fontes intermitentes, ou como backup em estações de telecomunicações”, disse o gerente de inovação da CPFL, Rafael Moya, em comunicado.